No momento, você está visualizando Como colocar o piso vinílico

Como colocar o piso vinílico

O piso vinílico é um material muito versátil na decoração dos ambientes internos, já que se adapta muito bem tanto a apartamentos como casas, como escritórios e costumam ter boa durabilidade, além de ser facilmente higienizados.

Com grande popularidade, muitas pessoas têm escolhido esse tipo de piso para decorar seus lares depois de reformas ou mesmo quando estão construindo a tão sonhada casa própria.

Por isso, a dúvida sobre a forma correta para a colocação do piso vinílico é grande. Como fazer isso? Existe uma receita de bolo que torne possível a qualquer um instalar o material?

A verdade é: mais ou menos. A instalação do piso vinílico não é exatamente difícil, mas tem seus segredos. Por isso, recomendamos sempre a contratação de empresas especializadas, para que o piso seja colocado de forma correta.

Apesar disso nós, da Ágil, preparamos um guia simples, para mostrar como a instalação pode ser feita.

 

Mantenha a segurança

O primeiro passo antes da colocação do piso é adotar medidas de segurança, pois se trata de um processo que pode, sim, colocar a integridade física das pessoas em risco.

Por isso, é recomendável o uso de óculos de segurança, botas de borracha ou sapatos de segurança e luvas. Além disso, não esqueça da máscara, protetor auricular e capacete, para evitar acidentes, mesmo os mais leves.

 

Analise o contrapiso

Agora que você está preparado para começar a instalação de seu piso vinílico, limpe profundamente o contrapiso. Retire restos de massa, gesso, pedaços soltos, marcas de tinta ou de caneta, porque elas podem contaminar a superfície do revestimento.

Remova também outras sujeiras, como graxa ou óleo, para que nada deixe seu piso vinílico manchado. Verifique também se o contrapiso está nivelado. Se identificar desníveis, aplique uma massa autonivelante.

Tome cuidado também com a umidade, que pode prejudicar o piso. O vinílico, aliás, não deve ser instalado na parte térrea da casa por causa da umidade ascendente.

Em que tipo de contrapiso o vinílico pode ser instalado?

O vinílico costuma ter boa durabilidade quando aplicado em contrapiso de cimento, cerâmica, mármore, granito polido, Paviflex e mezanino cimentício.


Como aplicar a massa?

Depois de removidas as impurezas do contrapiso, prepare a massa e aplique-a na área onde o vinílico será aplicado com uma desempenadeira lisa. Depois que a massa estiver seca, lixe a área, e aplique o piso.

Agora, caso opte por aplicar a massa autonivelante, deve remover as impurezas, bater a massa e espalhar com rodo, passando em seguida o rolo fura bolha. Depois de seca, aplique o piso.

Se o vinílico for instalado em superfície lisa, como o cerâmico, é necessário o uso de primer antes da aplicação da massa.


Como as placas são aplicadas?

Depois que a massa estiver seca, aplique o adesivo e, assim que a cola estiver no ponto, cole o piso. Não se esqueça de marcar o eixo do ambiente, para que o seu piso não fique torto.

Para isso, é necessário marcar o piso. Essa marcação é feita tendo como base a parede de início da instalação. Meça a largura da régua e trace uma linha paralela à parede, com no mínimo um centímetro menor que a largura.

Pronto, agora cole as réguas até o fim.

Gostou das dicas? Se quiser mais orientações ou contratar uma pessoa especializada nesta instalação, entre em contato com nossa loja.

Marcos Araujo

Entusiasta da decoração, realizado com seu trabalho, casado e pai de menino, fiel a Jesus Cristo.

Deixe um comentário